O Projeto LeishNão
Este é um projeto de extensão desenvolvido por professores e acadêmicos dos cursos de Veterinária, Enfermagem, Ciências Biológicas, Medicina e outros cursos de saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nosso foco é a educação em saúde para a prevenção e controle da leishmaniose visceral humana e canina mato Grosso do Sul.
quarta-feira, 22 de julho de 2015
Estudo que busca vacina preventiva para leishmaniose em cães vence Prêmio Jovem Pesquisador 2015
Isso mesmo, finalmente estamos no caminho de algo que pode ser de grande importância para o controle da Leishmaniose Visceral Canina, a notícia foi publicada no dia 10 desse mês no site da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT).
Vencedor do Prêmio Jovem Pesquisador 2015, o trabalho (dissertação de Mestrado da agora doutoranda Vivian Tamietti Martins - UFMG) teve como base a proteína LiHyp1, que a partir de técnicas de biologia molecular, foi clonada e avaliada por meio do teste de ELISA, que permite a detecção de anticorpos específicos presentes em soros de cães com leishmaniose visceral, diferenciando-os de outros grupos experimentais. Além disso, a proteína recombinante também foi avaliada como vacina em camundongos, visando à verificação de seu efeito protetor contra a doença. Até agora, os resultados mostraram a eficácia protetiva da proteína contra a infecção pelo parasita nos testes em camundongos BALB/c – conhecido como modelo murino, bem como sua capacidade em identificar e diferenciar animais com leishmaniose visceral por meio de análises sorológicas.
Confira a matéria completa no link.
Esperamos que esse exemplo estimule ainda mais outros pesquisadores e instituições de pesquisa a estudarem sobre soluções para a Leishmaniose no Brasil.
Vamos cruzar os dedos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário