O Projeto LeishNão

Este é um projeto de extensão desenvolvido por professores e acadêmicos dos cursos de Veterinária, Enfermagem, Ciências Biológicas, Medicina e outros cursos de saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nosso foco é a educação em saúde para a prevenção e controle da leishmaniose visceral humana e canina mato Grosso do Sul.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

[LV] Letalidade em Mato Grosso do Sul

Notícia encaminhada pelo ProMED-PORT, um programa da  International Society for Infectious Diseases http://www.isid.org em 15 de janeiro de 2014 e mantidos os comentários do moderador.

Para se inscrever nos informativos ProMED, acesse http://www.promedmail.org/pt

LEISHMANIOSE VISCERAL - BRASIL (02) (MATO GROSSO DO SUL), LETALIDADE

Data: Quarta-feira / Miercoles, 15 janeiro / enero de 2014
Fonte: Campo Grande News [14/01/2014] [editado]
http://www.campograndenews.com.br/cidades/numero-de-mortes-por-leishmaniose-teve-aumento-de-43-7-no-estado

Número de mortes por leishmaniose teve aumento de 43,7% no Estado

-----------------------------------------------------------------
O número de mortes por leishmaniose visceral aumentou em 15% em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde). No último relatório, de janeiro a 20 de novembro do ano passado [2013] foram registrados 207 casos com 23 mortes causadas pela doença. Desde 2010, houve aumento de 43,75% no número de óbitos.
Em 2012, foram registrados 303 casos com 20 mortes. Se comparado ao ano passado [2012] o número de casos diminuiu, no entanto subiu a quantidade de mortes causadas pela doença.
Conforme o relatório, nos últimos 3 anos os casos de mortes só vem aumentando no Estado. Em 2010, foram registrados 214 casos e 18 mortes, em 2011, foram 273 com 16 mortes.

--
Comunicado por: ProMED-PORT http://promedmail.org/pt

[A despeito maior acesso à anfotericina lipossomal, disponibilizada/distribuída pelo Ministério da Saúde do Brasil para o tratamento da leishmaniose visceral (LVA), a doença em várias regiões do país continua a causar muitos óbitos, muito acima do esperado. Aumento da letalidade associada à leishmaniose visceral (assim como em tantas outras doenças, infecciosas ou não), em geral, decorre do diagnóstico tardio e/ou deficiência na assistência. - Mod. RNA

Para conhecer o novo protocolo de tratamento de LVA no Brasil, o qual amplia o acesso/as indicações de anfotericina lipossomal, veja:
http://www.healthmap.org/promed/admin/edit.php?id=2176114

Para conhecer o (excelente) guia com recomendações para redução da letalidade associada à LVA, acesse: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/leishmaniose_visceral_reducao_letalidade.pdf - Mod. RNA

Para localizar o post no HealthMap, acesse:
http://healthmap.org/promed/en?name=Mato+Grosso+do+Sul%2C+Brazil&p=6632&g=3457415&v=-21,-55,5,6632 ; http://healthmap.org/r/3C*o - Mod. RNA]

Ilustrando

Indivíduos com a doença já instalada e aparente:

http://www.fisfar.ufc.br/petmedicina/

O ciclo de transmissão (e caminho para prevenção!) da doença:

http://saudenutrikal.blogspot.com.br/2011/07/cuidados-contra-leishmaniose-na.html

O que é letalidade:

http://www.uff.br/epidemiologia2/blog/?p=72

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também: